O Doutorado em ministério não possuem equivalência no sistema de pós-graduação Stricto Sensu reconhecidos pela CAPES. Sendo assim, o título Magister Divinitatis é outorgado. Não é submetido à avaliação da CAPES e não possui credenciamento do MEC.
O Doutorado em Ministério tem como objetivo capacitar a liderança cristã, fortalecer a igreja e contribuir na promoção do evangelho no mundo. Este programa de doutorado vem dar oportunidades à liderança cristã para alcançar excelência pessoal e ministerial.
O programa organiza-se como processo de refinamento da formação e da ação pastoral no contexto ministerial da igreja no mundo. Durante o programa, os participantes refinam e desenvolvem as seguintes habilidades e práticas:
Trata-se de um programa doutoral que compele líderes ao fortalecimento do ministério, ao impacto missional da igreja em ambientes desafiadores e à aprendizagem colaborativa, resultantes da reflexão sobre a prática ministerial.
Os participantes do programa encontram-se duas vezes ao ano, uma semana no primeiro semestre e outra no segundo semestre de cada ano acadêmico. Não há necessidade dos líderes de comunidades ausentarem-se por períodos longos. Os encontros são elaborados como contexto de aprendizagem colaborativa entre professores e alunos. Os participantes recebem orientação ao longo do programa, a fim de que os objetivos do curso sejam alcançados. Os professores são selecionados a partir da titulação, da experiência em determinado campo do saber e da atuação profissional e/ou ministerial com reputação nacional e internacional.
O programa doutoral conclui-se com a elaboração refinada de uma proposta e implementação de um Projeto de Tese centrada na igreja e no ministério do aluno. O Projeto de Tese é construído pelos componentes de aprendizagem estudados ao longo dos três anos de curso, e deve demonstrar competência em reflexão teológica, liderança eclesiástica, discernimento cultural e sabedoria pastoral.