Especialização em Psicopedagogia Institucional

A psicopedagogia é uma área do conhecimento que se direciona a educação e saúde e objetiva o processo de aprendizagem humana. O foco do curso é o sujeito e as dificuldades de aprendizagem apresentadas. Por meio de procedimentos de psicologia e pedagogia e influências de outras áreas, como psicanálise, linguística, semiótica, psicolinguística, psicofisiologia, filosofia humanista-existencial e ciências biológicas, o psicopedagogo procura compreender as dificuldades que prejudicam o processo de aprendizagem.

O curso de Especialização em Psicopedagogia tem por objetivos, promover o desenvolvimento de profissionais aptos a agir de forma plena e inovadora em suas respectivas áreas de atuação e com competências gerais que propiciem aos alunos:
• A produção e divulgação do conhecimento científico e tecnológico relacionado com a aprendizagem humana;
• Os compromissos éticos e políticos com a Educação de qualidade para todos;
• A articulação com os demais profissionais da Educação e da Saúde para a construção de uma sociedade justa, respeitando a equidade e a diversidade, onde todos tenham o direito ao aprender.

Para o ingresso no curso de especialização em Educação Especial e Inclusiva, o candidato deverá ser graduado em nível universitário, em cursos de licenciatura ou ainda, outros cursos relacionados ao ensino e/ou dificuldades de aprendiza-gem.

O psicopedagogo pode atuar em áreas, como escolas e empresas visando compreender os processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias estratégias objetivando se ocupar dos problemas que podem surgir.

Profa. Ana Maria de Souza Valle Teixeira | ana.teixeira@unifil.br

Educação inclusiva – 36h